segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

EM ISRAEL DISCRIMINAÇÃO DE GÉNERO


A notícia acaba de passar na televisão, hoje 2 de Janeiro de 2012,  e dizia:
Tudo começou domingo quando uma equipa de jornalistas da televisão israelita foi assediada e apedrejada por um grupo de ortodoxos radicais.
Um repórter ficou ferido e o material foi roubado.
A equipa deslocou-se ao local para relatar os recentes incidentes.
Nos últimos tempos a cidade de Beit Shemesh, perto de Jerusalém, transformou-se num símbolo de extremismo religioso e segregação de género.
Esta criança, de origem americana, foi assediada por um extremista enquanto ia para a escola ortodoxa. O homem apontou-lhe o dedo para lhe dizer que estava vestida de forma imoral.
A mãe da criança contou aos media que a menina de 8 anos está amedrontada e nem pensa em fazer mais aquele caminho.
Os ultraortodoxos estão a segregar também as mulheres nos autocarros.
Para o líder do partido ultraortodoxo de Jerusalém : “ uma mulher judia é sobretudo classificada pela modéstia e se está sentada na parte traseira do autocarro, não é uma humilhação. Não quer dizer que é menos digna. Está simplesmente a ser modesta e é assim que deve comportar-se”.
As manifestações contra a segregação estão a disseminar-se depois de terem sido censuradas algumas campanhas de moda feminina.
A discriminação de género por parte dos ultraortodoxos é um tema que está a preocupar o primeiro-ministro de Israel, onde cerca de 10% são ultraortodoxos.
Veja o video aqui:
Israel: judeus ultraortodoxos assediam mulheres euronews, mundo ou clicando na imagem.
Para quem pensa que o problema é coisa do passado, estamos conversados ...

Sem comentários:

Enviar um comentário