terça-feira, 15 de maio de 2012

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO: DUAS ILUSTRADORAS PREMIADAS


Capa  «Animais Domésticos»


Capa «Greve»


A chamada de atenção  vem-nos da ex-DGLB, da colega Cristina GrácioMaria João Worm vence 16ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com a obra Os animais domésticos,  (texto e ilustrações),  publicada pela editora Quarto de Jade;   Catarina Sobral  teve uma menção especial com Greve  (texto e ilustrações)  publicado pela editora Orfeu Negro. Outra menção especial foi atribuída às ilustrações da obra Cesário Verde - Antologia poética, da autoria de José Manuel Saraiva, da Faktoria K de Livros/Kalandraka. Mas saibamos mais sobre as ilustradoras. 

MariaJoãoWorm (1966) tem-se dedicado à Banda Desenhada e à ilustração desde 1988. Finalista do Curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 1996, teve ainda formação em pintura no Ar.Co, onde é professora de ilustração desde 2007. Participou em várias exposições coletivas de BD e ilustração, como o Salão da Amadora e mais recentemente o de Lisboa, e ainda em exposições de pintura e gravura.Colaborou em revistas como a Lx Comix, mas é na ilustração de livros que mais recentemente se tem distinguido. Os Animais Domésticos, livro com que agora é distinguida com o Prémio Nacional de Ilustração, foi imediatamente elogiado pela crítica, que viu nele um cruzamento de “muitas fronteiras, de livro de artista a livro ilustrado infantil, de exercício plástico a mais um bloco na operação contínua da obra de Maria João Worm” (Pedro Moura, blogue Ler BD). E do que se disse na comunicação social sobre o prémio, por exemplo, através daqui.

CatarinaSobral(Coimbra,1985)- Ilustradora e designer de comunicação. Licenciada em Design na Universidade de Aveiro em 2007, frequenta o mestrado em Ilustração na Universidade de Évora. Tem trabalhado ainda em gravura e em cinema de animação. Colabora regularmente como ilustradora editorial em diversos jornais e revistas e também ilustra para crianças, tendo publicado alguns dos book trailers da coleção Orfeu Mini. Participou em diversas exposições nacionais e internacionais. E saiba mais neste endereço. 
Mas Cristina Grácio mandou-nos outros dados  que têm, nomeadamente, a ver com género,  por exemplo: nesta 16ª. edição do Prémio Nacional de lustração foram analisadas 116 obras, publicadas por 43 editoras, da autoria de 72 ilustradores e textos de 88 autores. E temos o júri:  Adriana Baptista, docente da Escola Superior de Educação do Porto e investigadora nas áreas de “processamento de textos híbridos (imagem e texto)” e “compreensão na leitura”; Mariana Viana, docente do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e coordenadora do Mestrado em Ilustração; e Cristina Grácio, em representação da DGLB. 
E no site da ex-DGLB tem mais informação sobre o PRÉMIO.  

Por último, aqui, no Em Cada Rosto Igualdade, gostamaos de ver MULHERES que se destacam. Mandem noticias de outras que conheçam, nós publicamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário