terça-feira, 4 de setembro de 2012

PELO MENOS 40% DE MULHERES

«Bruxelas quer mulheres a administrar empresas

Proposta da Comissão abrange membros não executivos das administrações, é para entrar em vigor em 2020. Deixa PME de fora e ameaça castigar os prevaricadores

A Comissão Europeia quer obrigar as maiores empresas da União Europeia (UE) a ter pelo menos 40% de mulheres entre os membros não executivos dos seus conselhos de administração.
A medida consta de uma proposta de directiva que o executivo comunitário está a discutir internamente e que abrange as empresas cotadas em bolsa, que deverão atingir aquela percentagem em 2020. Para as empresas sob a alçada do Estado os objectivos temporais são ainda mais ambiciosos e a meta fixada é Janeiro de 2018.
No que diz respeito aos membros executivos das administrações, tanto as empresas privadas como as públicas abrangidas ficam obrigadas a definir e implementar as suas próprias metas em matéria de representação dos géneros para os anos em causa.
De acordo com o texto de proposta legislativa a que o Expresso teve acesso, os Estados-membros deverão preparar um arsenal de sanções para as empresas que não respeitem esta quota, sanções que poderão incluir o pagamento de multas, a interdição de participar em concursos públicos ou a proibição de receber subsídios públicos, estatais ou europeus. (...)». (+).  E apetece lembrar o post MAS GOSTO DO QUE AS QUOTAS FAZEM.

Sem comentários:

Enviar um comentário