sexta-feira, 9 de novembro de 2012

«AS MULHERES DE DEUS»



Uma leitora alertou-nos para o Documentário «As Mulheres de Deus» que passou ontem, dia 8, na  RTP-2 (mas certamente que será exibido noutras ocasiões), e por isso  aqui fica informação, a partir  da Newsletter do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:   “As mulheres de Deus”, centrado na vida de quatro irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus: Laurinda (62), Paula (42), Sara (29) e Susana (29), duas gerações de mulheres que decidiram abraçar a vida religiosa. «Eu já conhecia as irmãs e a forma como tratavam os seus doentes, e sempre achei que essa ação devia ser mostrada ao público, reconhecendo o trabalho enorme destas mulheres fantásticas», revelou a autora, Inês Leitão, em declarações ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. «As mulheres de Deus» também retrata «o mundo da doença mental e da deficiência, numa sociedade em que as pessoas querem ser bonitas e não envelhecer. As irmãs abraçam com amor esses doentes, e é essa forma de estar na vida que era importante mostrar».
E  da autora Inês Leitão: «(...)Foi eleita pela revista ELLE Portugal como um dos 20 novos Talentos para o futuro na dramaturgia portuguesa e em 2010 escreve exclusivamente para o blogue Desfibrilhador (www.desfibrilhador.blogspot.com). Em 2012 é convidada a participar com crónicas semanais no programa de rádio Manual de Instruções de Fernanda Almeida (RDP África). É a autora do “Manifesto pela saída de emergência” e “Manifesto pela utilização de transportes públicos”, manifestos encenados no projecto  Coro das Vontades (Teatro Maria Matos, Julho 2012).
É autora do documentário “As Mulheres de Deus” (2012), obra baseada na vida de quatro irmãs hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e do seu trabalho com doentes mentais na Casa de Saúde da Idanha em Sintra». (+)


Inês Leitão

Sem comentários:

Enviar um comentário