quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MULHERES EM DESTAQUE - Joana Imaginário




A notícia era breve:

«O filme de animação Mulher Sombra, de Joana Imaginário, foi distinguido com um diploma especial no 9.º festival internacional de cinema feminino «KIN» em Yerevan, na Arménia, anunciou hoje o Cine-Clube de Avanca».

Mas depois fomos saber mais, sobre o Festival e o Filme de Joana Imaginário.
The 9th International Film Festival «KIN» (kin means “a woman” in Armenian), will be held in Yerevan on 3-7 December 2012. The festival’s goal is promote women’s creativity, establish a network between women filmmakers from different parts of the world and give hand to a better understanding of different cultures and each other. The purpose of the festival is to address through films issues of violence, inequality, discrimination and other problems related to women’s rights and gender problems.

E o trailer do filme:


 Filme de animação Mulher Sombra de Joana Imaginário:
«É uma história de encantar que elege a sombra como ausência da forma original, o reflexo pelo avesso, a submissão ao tempo e à memória. Serve-se do mito para procurar a origem, da arte, como conta o mito de Plínio, o Velho*, em que o ceramista Butades de Sycione contorna com uma linha a sombra do rosto do namorado da filha, que parte para a guerra e aplicando argila sobre o esboço, cria o relevo e dá origem à arte de modelar retratos. A origem do conhecimento, encontramo-la na alegoria da caverna de Platão**, onde existem homens que apenas podem olhar para a parede do fundo da gruta onde estão prisioneiros, lugar onde se projectam as sombras da realidade exterior, cuja verdadeira existência não conhecem. Para alcançar o verdadeiro conhecimento, terão de se libertar das correntes que impedem o movimento e voltar-se para o mundo iluminado.
À representação e cognição junta-se a poética da história de amor, em que a ausência, o tempo e o encontro, tornados mito com as figuras de Penélope
e Ulisses***, são o culminar de um processo, o fim para que tudo se move, o encontro do eu com o outro, até à sobreposição a partir da qual começa uma outra história. O filme acontece neste encadeamento, meio único capaz de expôr a multiplicidade de imagens, perspectivas e ideias, da história de uma mulher, sombra.
Desenho, fotografia, bi e tridimensão, conjugar-se-ão numa estrutura, que se pretende coerente, em que se ultrapassem fronteiras artísticas e conceptuais, tornando a obra, neste caso traduzida em filme de animação, um todo.
* Plínio, o Velho, História Natural, XXXV, 151
** A República, Livro VII
* ** Homero, Odisseia». +


E do curriculo de Joana Imaginário, por ela mesmo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário