terça-feira, 22 de janeiro de 2013

APRENDER COM OS PREMIADOS - MONTIJO

C.M. Montijo


Montijo  foi uma das Câmaras distinguidas com o Prémio Viver em Igualdade da CIG e, à semelhança do que já fizemos com Abrantes, Valongo  e Seixal, também premiadas,   quisemos saber mais sobre este Município e visitamos o seu site onde encontrámos, desde logo, uma área de intervenção para a  Promoção da Igualdade de Género com a seguinte missão: disponibilizar informação sobre os direitos e deveres das mulheres, contribuindo, assim para uma sociedade onde a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e os Direitos Humanos sejam, uma realidade. E dos Projectos e actividades:
«Espaço Informação Mulheres - O serviço faculta apoio jurídico e informação em diferentes áreas:
• Violência doméstica
• Direitos da maternidade/paternidade
• Divórcio e regulação do poder paternal
• Direitos da união de facto
• Direito de trabalho (...)

Rede de Apoio a Mulheres em Situação de Violência (RAMSV)
Considerando que a violência doméstica é uma problemática social que afeta um conjunto elevado de mulheres, crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência, atravessando a sociedade portuguesa, independentemente das características sociais, económicas ou culturais, foi criada, em 2005, uma Rede de Apoio a Mulheres em Situação de Violência (RAMSV), através da assinatura de um protocolo de parceria com diversas instituições locais e/ou com serviços descentralizados da administração central.
(...)»
 Mas há mais, por exemplo, o  Centro de Saberes do Montijo. E o que é este Centro? O “Centro de Saberes do Montijo” é um projeto conjunto entre a Universidade de Lisboa (UL), a sua Fundação (FUL) e a Câmara Municipal do Montijo (CMM) estruturando-se numa política de descentralização das atividades do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Em Dezembro de 2004, foi assinado um
Convénio com vista à criação do CENTRO DE SABERES DO MONTIJO, definindo uma estratégia destinada a proporcionar a todos os cidadãos o acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
O CENTRO DE SABERES DO MONTIJO pretende assumir-se como matriz diagonal de um projeto de âmbito regional que nasce numa cidade em que a educação, a igualdade de oportunidades, a cultura, o património e história locais têm vindo a ser prioridades do mandato autárquico.
O papel central do formando e a importância da cultura e das tradições locais são dois eixos estratégicos do novo CENTRO DE SABERES.
A componente de investigação e a preocupação da ligação ao tecido empresarial serão reforçadas com o novo Centro de Saberes, no âmbito de uma reformulação ancorada numa estratégia de desenvolvimento local».

Mas para saber mais sobre a Cãmara Municipal do Montijo,  «visite-a»
clicando aqui. onde encontrará esta imagem:


E, por exemplo, no âmbito da Divisão de Solidariedade e Promoção da Saúde competências como as seguintes:
• Propor uma estratégia de intervenção social municipal;
• Propor e dinamizar iniciativas conducentes a uma melhor inclusão social das famílias em risco de exclusão;
• Dinamizar atividades dirigidas à população em maior risco de exclusão social;
• Dinamizar o Banco Local de Voluntariado (BLV);
• Sensibilizar a comunidade local ao nível das principais problemáticas sociais;
• Elaborar e divulgar estudos que melhorem o conhecimento sobre a realidade social municipal, nomeadamente sobre franjas populacionais específicas;
• Apoiar tecnicamente as instituições locais que operam no domínio social ao nível do desenho de projetos ou do desenvolvimento de atividades específicas;
(...)

E não pudemos deixar de reparar na iniciativa «Cartas de Amor» nas comemorações do Dia de S. Valentim:



Sem comentários:

Enviar um comentário