sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

«WOMEN INSPIRING EUROPE Calendar 2013» COM ISABEL BARRENO e TERESA HORTA



A colega Adelaide Rocha, do GEPAC, chamou a atenção para a iniciativa  da EIGE "Women Inspiring Europe" Calendar 2013 que pretende «dar visibilidade e prestar homenagem a algumas das mulheres mais notáveis da Europa, através da demonstração das suas conquistas e histórias de sucesso». Para as duas edições anteriores  já duas portuguesas tinham sido escolhidas: Maria de Lurdes Pintassilgo (2011) e Regina Tavares da Silva (2012). Este ano as portuguesas   MARIA ISABEL BARRENO e MARIA TERESA HORTA  vão ser a capa do mês de Agosto.



Como muitos e muitas  recordarão, as duas, juntamente com MARIA VELHO DA COSTA, conhecidas pelas Três Marias,   ficaram  famosas com a sua obra NOVAS CARTAS PORTUGUESAS,  publicada no início dos anos 70 do século passado,  e por ela  foram acusadas de «atentado à moral pública». (Isto mesmo está recordado na brochura O Que a censura cortou distribuida no último sábado com o jornal Expresso).


«(...) Interrogadas na polícia política, enxovalhadas em público, as três Marias foram traduzidas dos dois lados do Atlântico, tornando-se alvo da atenção da imprensa internacional: do New York Times ao Nouvel Observateur, ninguém se calou. Simone de Beauvoir, Stephen Spender, Marguerite Duras e Doris Lessing foram algumas das personalidades que protestaram com ênfase. De certo modo, foi a primeira causa feminista global». Veja mais na coluna do lado direito na obra seguinte:

NOVAS CARTAS PORTUGUESAS

Regressando à Women Inspiring Europe, aqui  uma apresentação das escolhidas, e neste espaço  siga a iniciativa  e conheça outras mulheres que se distinguiram, e  onde tem também o Calendário para download. Agora um video centrado na MULHER de janeiro - Artemis Toumazi:

Sem comentários:

Enviar um comentário