sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

LIMA DUARTE AOS 82 ANOS


Esta é uma afirmação de Lima Duarte numa entrevista à notícias TV de 14 de Dezembro último. Indo mais longe: «(...) o preconceito com a idade é muito grande. É o maior de todos. Maior do que ser judeu, negro, homossexual, mulher ... tudo. A palavra velho significa doença, incapacidade. Não existem grandes personegens para velhos. O Brasil é relativamente jovem, nós não somos mercado». Se Lima Duarte diz isto, que é reconhecidamente  um grande ator e dos  mais populares, imagine-se o que acontecerá com  outros. E imagine-se, para além da idade, se é mulher. Quando se fala destas questões, recordo-me sempre de Bette Davis (ela que era uma das maiores) e do seu anúncio à procura de emprego:


Anúncio publicado no The Hollywood Reporter em 1962

«ARTISTA PROCURA EMPREGO. Americana, divorciada, mãe de três filhos (10, 11 e 15 anos). Trinta anos de experiência como atriz de cinema. Ainda em condições de movimentar-se e mais afável do que dizem os rumores. Procura emprego fixo em Hollywood. (Fartou-se da Broadway.) Respostas para: Bette Davis a/c Martin Baum, G.A.C. DÁ REFERÊNCIAS».
Tirada daqui.

E se quer saber, ou recordar, sobre Bette Davis:




Em Portugal, aliás inspirada por Bette Davis, Florbela Queirós também se anunciou: «Gastei 150 contos nos jornais e fui de férias para Cuba. Quando cheguei, caiu-me o Carmo e a Trindade em cima", lembra-se. "O que eu queria era trabalho, mas não era por razões económicas. Toda a vida me soube organizar e, graças a Deus, nunca me faltou nada", diz, sem saber explicar porque é que uma actriz com o Conservatório e 36 anos "seguidinhos" de trabalho, se vê, de repente, sem projectos na representação». +. E já depois falou do problema na televisão: «Florbela Queirós: O drama das pessoas "velhas demais para trabalhar, novas ...» . E sobre a Florbela, para quem não a conheceu antes:



Pegando no que diz Florbela Queirós, e  continuando a  olhar  para o nosso País,  generalizando: qual será  a situação real  dos nossos e das nossas Artistas mais velhos e mais velhas? Conhecer a situação parece-nos ser algo necessario e urgente. Intuição, mas também o conhecimento de casos individuais que  não deixam de nos levar à inquietção.  Já o tinhamos referido antes, aquando do lançamento do estudo de dignóstico «Género e Envelhecimento» (ver coluna à direita) que como tinhamos reparado, à data, não cobre a Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário