domingo, 3 de fevereiro de 2013

IGUALDADE DE GÉNERO EM PORTUGAL - 2011

 

 
 
 
«À semelhança dos anos anteriores, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade  de Género traz a lume a atualização da situação e evolução de mulheres e homens em Portugal, instrumento necessário à promoção de um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade e que permita responder de forma adequada aos desafios presentes e futuros.
Cumpre-se também, desta forma, um dos objetivos estratégicos da Plataforma de Ação de Pequim, resultante da IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, organizada pelas Nações Unidas e realizada em Pequim em 1995, e que refere a necessidade de produzir e difundir dados e informação desagregados por sexo, essenciais para o desempenho e implementação de políticas públicas sensíveis ao género.
Seguindo essencialmente a estrutura da Plataforma de Ação de Pequim, esta publicação tem uma natureza fundamentalmente informativa, compreendendo dados de natureza legislativa e estatística, no que se refere à situação de facto da igualdade de género num vasto conjunto de áreas de intervenção, e incluindo igualmente informação sobre os mecanismos para a igualdade existentes em Portugal, na União Europeia, no Conselho da Europa e nas Nações Unidas.
Pela primeira vez, insere-se um capítulo com dados sobre o Desporto, área presente no IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e não Discriminação 2011-2013.
Esta publicação caracteriza-se por uma particular complexidade na sua elaboração, visto que é sustentada em dados e a dinâmica emergente do aparecimento de nova informação, em diferentes tipos de fontes, condiciona a sua atualização, justificando, por conseguinte, a sua apresentação anual». Veja aqui a publicação de que  apresentamos de seguida o índice: 
 
 
Naturalmente, não podemos deixar de notar que não há um capitulo com dados sobre Cultura, mas, quem sabe, numa das próximas edições não veremos algo semelhante ao que  acontece  agora com o Desporto (que sublinhámos no texto acima). E pode ler aqui a Declaração de Pequim.

Sem comentários:

Enviar um comentário