sexta-feira, 1 de março de 2013

DIA DA IGUALDADE SALARIAL - 6 MARÇO

«Na União Europeia, as mulheres ganham, em média, 16,2% menos do que os homens.
Para sensibilizar a opinião pública para este facto e incentivar a tomada de medidas para eliminar a disparidade salarial existente entre homens e mulheres nos vários Estados-Membros, a União Europeia instituiu o Dia Europeu da Igualdade Salarial.
O Dia em concreto é determinado de acordo com a média da desigualdade salarial existente na União Europeia, traduzindo-se no número de dias extra que as mulheres num ano teriam que trabalhar para atingirem o mesmo salário anual que os homens.
Assim, a escolha do dia 28 de fevereiro para assinalar o Dia Europeu da Igualdade Salarial não é um acaso. Em 2013, para conseguirem ganhar o mesmo que os homens ganharam em 2012, as mulheres, em média, teriam de trabalhar mais 59 dias, ou seja, exactamente até 28 de fevereiro de 2013.
Em Portugal, como as mulheres ganham, em média, menos 18% do que os homens, o Dia da Igualdade Salarial é assinalado, em 2013, no dia 6 de março. Ou seja, em Portugal para conseguirem ganhar o mesmo que os homens ganham num ano, as mulheres teriam de trabalhar mais 65 dias».

No dia 28 de fevereiro foi o  DIA EUROPEU DA IGUALDADE SALARIAL
No dia 6 de março é o DIA DA IGUALDADE SALARIAL EM PORTUGAL


«Os dados estatísticos, quer nacionais, quer internacionais, demonstram que continuam a existir discriminações e desigualdades complexas e persistentes no mercado de trabalho, nomeadamente em termos remuneratórios entre as mulheres e os homens. Em Portugal, persiste um elevado diferencial salarial de género, à semelhança do que se passa nos restantes países da União Europeia.
  • A desigualdade salarial entre mulheres e homens, em Portugal, situa-se nos 18%. No entanto, a diferença salarial é mais acentuada quando se considera o ganho médio mensal (que engloba outras prestações regulares e periódicas, diretas ou indiretas) – neste caso a diferença salarial entre mulheres e homens atingiu 20,9%, em 2010.
  • A desigualdade salarial entre mulheres e homens, em Portugal, é tanto maior quanto mais elevado o nível de qualificação. Esta desigualdade é particularmente acentuada na categoria de quadros superiores, na qual as mulheres auferem menos 28,2% do que os homens em termos de remuneração média de base e menos 28,9% em termos de ganho».
Saiba mais no site da CITE.



Temos de acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens !

Sem comentários:

Enviar um comentário