quinta-feira, 11 de abril de 2013

O GÉNERO COMO FACTOR DETERMINANTE DO DISCURSO POLÍTICO

Working Paper #25
(imagem utilizada na promoção do working paper no site do observatório)


O Género Como Factor Determinante do Discurso Político - Por uma Leitura Crítica é  um working paper, publicado no passado mês de Março pelo Observatório Político do ISCSP-UTL, de autoria  de Catarina Santos, e que certamente interessará a leitores e leitoras do Em Cada Rosto Igualdade, e por isso, para quem ainda não conheça, aqui fica a informação.  Um excerto do sumário:
«As mulheres continuam a ser uma minoria em postos de poder e decisão. A esfera política, como representante máximo de poder em Estados democráticos, assume uma importância fundamental, já que tem como papel representar todos os cidadãos, homens e mulheres. Contudo, continuamos a encontrar uma enorme discrepância numérica entre sexos, principalmente tendo em conta o facto de que mulheres e homens terminam a sua formação, muitas vezes superior, em condições de suposta igualdade. E Portugal não é exceção neste choque de realidades. (...)».  O texto integral está disponível no site do Observatório.


E cá temos mais um post fruto da rede que vamos construindo em torno do Em Cada Rosto Igualdade. Mais do que uma pessoa nos sugeriu este.
Por fim, talvez chamar a atenção para o Arquivo e Biblioteca do centro de investigação. É bom saber destas realidades: «(...) o Observatório Político tem-se empenhado no desenvolvimento sustentado de uma plataforma de estudo, análise e investigação dedicada à política, apostando na cooperação alargada com a sociedade e a comunicação social, para além dos serviços de ciência e tecnologia. (...). + E,  quem sabe ...  a cultura e as artes, na perspetiva de género, e das «igualdades» em geral, não virão a ser contempladas em futuros estudos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário