terça-feira, 13 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO | «de propósito - Maria Keil, obra artística»


 
 
 
Maria Keil já foi uma das nossas Mulheres na Cultura: neste post. Voltamos agora à artista  porque «O Museu da Presidência da República tem patente ao público, no Palácio da Cidadela de Cascais, a exposição de propósito - Maria Keil, obra artística, apresentando uma visão retrospetiva e abrangente dos seus trabalhos.
Com base num recenseamento exaustivo da sua obra, de oito décadas, o projeto expositivo procura dar conta do percurso multifacetado da artista, que trilhou os caminhos da ilustração, do azulejo, do design gráfico, da pintura, do desenho, do mobiliário, da tapeçaria, da cenografia e dos figurinos. A qualidade, inovação e surpresa do seu trabalho conferem a Maria Keil um lugar indiscutível na História da Arte portuguesa do século XX.
de propósito …, uma parceria do Museu da Presidência da República com a Câmara Municipal de Cascais, é a apropriação de uma expressão utilizada pela artista, por ocasião do seu 80.º aniversário: “Faço 80 anos, sim e é de propósito”. A ironia subjacente em grande parte dos seus trabalhos, a desconstrução, a diversidade de abordagens e de suportes e a fuga a categorizações espelham bem a personalidade de Maria Keil e a reivindicação da sua liberdade criativa» (destaques nossos). Se nos é permitido, um bom programa de férias !
 

Sem comentários:

Enviar um comentário