sábado, 21 de dezembro de 2013

MULHERES | Memória

Entre muitos dos e-mails e newsletters que se recebem, num deles o anúncio do livro da imagem sobre as «Primeiras Damas» americanas. E, inevitavelmente, ocorre qualquer coisa do estilo: «por detrás de um Presidente ...». Sobre o livro, pode saber mais aqui. E no site da White House temos o espaço The First Ladies.
Estas são sempre ocasiões que nos remetem para a história de mulheres que se distinguiram ao longo dos tempos, e em especial na cultura e nas artes. Neste ambiente, por exemplo, o site sobre Women's History  organizado à volta de várias temáticas. Uma delas: Women's Suffrage Time Line, onde podemos ler:
Women winning the vote was not a quick or easy process. In the U.S. from the 1848 Seneca Falls Convention resolving to gain the vote for women, to the 20th Amendment, was a slow process of state-by-state wins, and then finally action on the federal level. E mostram uma cronologia de momentos através de Países, como pode ver aqui. Uma ilustração:


Não sabemos do rigor do apresentado, mas percebe-se da finalidade e da potencial procura deste tipo de informação. No Em Cada Rosto Igualdade, por exemplo, para as nossas «Mulheres na Cultura» e «Mulheres Em Destaque» sem se querer fazer «História», porque isso tem as suas regras de investigação,  parece «navegar- se nas mesmas águas». De facto, quer  contribuir-se para «uma memória» para que antecipamos utilidade, nomeadamente no trabalho de qualquer pessoa envolvida na execução dos Planos Nacionais em torno da Igualdade. Afinal, a razão de ser do blogue.

E voltando ao principio,o que todos sabemos: nos USA ainda nenhuma Presidenta. Só Presidentes e as suas First Ladies. Revelador, pelo lado da IGUALDADE DE  GÉNERO.


Sem comentários:

Enviar um comentário