sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

«EU NÃO SOU MULHER ?» | Sojourner Truth | NA UNIVERSIDADE KWANE TURE | 18 e 19 janeiro




«História, Movimento Negro e Lutas Políticas
18 e 19 de janeiro de 2014, Centro de Formação e Documentação Tomkiewicz, Biblioteca António Ramos Rosa. Moinho da Juventude, Cova da Moura, Buraca
Enquadramento
A Universidade Kwame Ture enquadra-se no programa de formação política da plataforma Gueto cujo principal objetivo é a formação duma base de entendimento político para a luta de emancipação de negros e negras. Este espaço é de discussão, partilha de ideias e, principalmente, de cultivo de saberes que nos auxiliarão na transformação da nossa condição. Esta edição é organizada em conjunto com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e conta com a participação especial de Ruthie Gilmore (City University of New York), Hakim Adi (University of Chichester) e António Alves (Colectivo Mumia Abu Jamal).
Coorganização: Plataforma Gueto e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra».

Ao contactarmos com esta iniciativa, em particular, ao lermos o Programa, chegámos à célebre Ain’t I a Woman’ de Sojourner Truth. Recorrendo à wikipedia:






"Ain't I A Woman?" (em em português"E não sou mulher?") foi o nome dado a um discurso feito de improviso pela ex-escrava Sojourner Truth, (1797-1883, nascida Isabella em Nova York). Pouco depois de conquistar a liberdade em 1827, tornou-se uma conhecida oradora abolicionista. O discurso foi proferido na Women's Convention em AkronOhio, em 1851. Continue a ler

E saiba mais sobre a iniciativa da imagem inicial  no site CES. onde pode ler no programa :  «Apresentação da Tradução de ‘Ain’t I a Woman’ de Bell Hooks – Raquel Levy».





Sem comentários:

Enviar um comentário