quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

«Homens Árabes Odeiam as Mulheres?»




Anteriormente: «A colunista egípcia-americana Mona Eltahawy causou mais uma vez polêmica com um artigo na revista Foreign Policy, intitulado “Por que eles nos odeiam?”, em 23 de abril de 2012. A matéria fala sobre a discriminação contra as mulheres no Oriente Médio. Eltahawy argumenta que as sociedades árabes são fundamentalmente misóginas e que os abusos s fim contra as mulheres acontecem “alimentados por uma mistura tóxica de cultura e religião”». Do debate então havido podemos, por exemplo, saber aqui, donde retiramos o excerto seguinte que evidencia bem «a tempestade» que o artigo provocou:
«O problema fundamental na argumentação de Mona é o contexto e a estrutura de como ela analisa a razão pela qual as mulheres no Oriente Médio são oprimidas. E o único motivo que ela encontra é porque os homens e as sociedades árabes (cultural e religiosamente) odeiam mulheres. Isto é ofensivo para a maioria das mulheres que conheço, que leram o artigo e compartilham a mesma visão. As mulheres no Oriente Médio não são oprimidas por homens fora da dominação masculina, ou seja, elas são oprimidas por regimes (que por acaso têm homens no poder) e sistemas de exploração (que exploram baseados na classe e não no sexo). Ter as mulheres no poder em um sistema falho não vai “consertar” o problema. Nós tivemos uma quota de mulheres no parlamento de Mubarak; isso fez alguma diferença para as mulheres na realidade? Isso era só no papel. Mesmo depois da revolução, as mulheres são constantemente usadas por motivos políticos, pelos seus correligionários de partidos políticos. Explicar porque as mulheres são oprimidas, sem tocar em nenhum dos aspectos históricos, políticos, econômicos dos países árabes, os quais não são iguais como ela tende a generalizar em seu artigo, não poderia ser mais fantasioso do que a própria matéria».

Pois bem, há poucos dias,  (e foi a Costanza Ronchetti  que mais uma vez nos alertou) podia ler-se na a Comunicação Social: 

«"Why do they hate us?"
With these five words in a controversial magazine article, Egyptian-American journalist Mona Eltahawy shot to fame, unleashing a devastating critique of women's rights in the Arab world.
In the season premiere of Head to Head , Mehdi Hasan challenges Eltahawy on her views regarding the status of women in Arab states.
Are Arab or Muslim societies inherently patriarchal? And how does the narrative of Islam as sexist play into geo-politics and Western stereotypes of the Middle East?
Joining the discussion is Dr Aitemad Muhanna of the London School of Economics' Middle East Centre; self-proclaimed progressive Imam Dr Taj Hargey; and Dr Shuruq Naguib, a British-Egyptian academic from Lancaster University».
O VÍDEO acima é sobre isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário