sexta-feira, 11 de abril de 2014

«Relações Portugal-OIT: promoção do estatuto das mulheres»



Já nos tinhamos referido à iniciativa «Relações Portugal-OIT: promoção do estatuto das mulheres» aquando do Dia das Mulheres de 2014 - 8 março - ocasião   em que foi divulgada. Trata-se da disponibilização online de documentação significativa. Para melhor se perceber a matéria é visitar o site, onde se pode, nomeadamente, ler (destaques nossos):
  
«Relações Portugal-OIT: promoção do estatuto das mulheres é uma das iniciativas do projeto Portugal-OIT - dinâmicas de uma relação, que assinala a relação quase centenária entre Portugal e a Organização Internacional do Trabalho. Este ano, a OIT-Lisboa assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março), disponibilizando elementos significativos dessa relação.
A seleção de documentos que aqui destacamos ilustram a dinâmica de um país que, após a revolução, vê aprovar um conjunto de medidas legislativas com um impacto acentuado no estatuto das mulheres portuguesas. E nesse movimento, a então Comissão da Condição Feminina (CCF) teve um papel de relevo que podemos testemunhar através dos vários documentos e publicações da OIT».

Ilustremos sobre o que se pode encontrar:





Data: 1979
Ref. CID do GEP/MSESS 11708
Descrição: Publicação coletiva resultante de um projeto de investigação desenvolvido por uma equipa de especialistas da OIT e de Portugal na sequência da missão de cooperação técnica da OIT para o Plano de Médio Prazo 1977-1980, para as questões do emprego, rendimentos e necessidades básicas. Nesta missão participou uma especialista em emprego feminino que escreveu o capítulo "Women" da publicação "Employment and basic needs in Portugal". A sua estadia foi acompanhada pela CCF a quem Rolande Cuvillier agradece no artigo pelo apoio prestado. 

Preservar a memória é fundamental, divulgar o património disponível uma obrigação.  No Em Cada Rosto Igualdade a iniciativa da OIT-Lisboa vai ficar referenciada na coluna à direita do blogue em« ENDEREÇOS| Memória e Conhecimento». E parabéns à OIT-Lisboa!



Sem comentários:

Enviar um comentário