sexta-feira, 6 de junho de 2014

DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS | 9 junho | Que memória sobre mulheres ?



Uma das finalidades dos Dias Internacionais será certamente refletir o assunto assinalado sob várias óticas. No  DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS que se comemora na próxima segunda-feira,  9 de junho, concentrando-nos no lema «Conservar a memória para fruir o futuro», fixado  na imagem acima que promove a iniciativa na Torre do Tombo,   facilmente  chegaremos à memória sobre as mulheres - matéria que neste blogue com frequência levantamos, nomeadamente na esfera das artes e da cultura. A propósito recordemos o post:  

«RCORDS OF RIGHTS»

que nos leva por exemplo ao espaço  «Women»   do National Archives in Washington, D.C assim organizado:

Ao procurarmos no site da nossa  DGLAB |Torre do Tombo não encontrámos nada equivalente, mas  em NOTÌCIAS ,  no  Documento do mês - Maio,  de 2011,  podemos ler isto:

«Carolina Beatriz Ângelo contava assim o seu feito:
 Eu e um grupo de 10 senhoras, pertencentes à Associação de Propaganda Feminista, dirigimo-nos para o Club Esthefania, pelas 10 horas da manhã, onde entrámos sem incidente digno de nota, sendo respeitosamente acolhidas e muito cumprimentadas por todos os que ocupavam o enorme salão. No final da primeira chamada, o presidente da Assembleia, Sr. Constâncio de Oliveira, consultou a mesa sobre se deveria ou não aceitar o meu voto, consulta na verdade extravagante, porquanto, estando recenseada em virtude duma sentença judicial, a mesa não tinha competência para se intrometer no assunto (…). Foi contra esta descabida consulta à mesa que se levantaram várias vozes de protesto, entre as quais muito intensamente sobressaiu a de um cavalheiro que não conhecíamos e que, depois de insistirmos para que nos desse o nome, soubemos chamar-se Joaquim Beja. Todas as sufragistas presentes lhe agradeceram (…) Nessa ocasião o presidente da mesa dirigiu-me palavras de elogio e deferência, individualmente imerecidas, manifestando-se a Assembleia estrondosamente com palmas e vivas, ao que eu respondi agradecendo e prometendo participar às sufragistas de todo o mundo civilizado, que ultimamente muito me têm felicitado, que os mais inteligentes homens portugueses estão connosco, comparticipando do mesmo ideal.
ÂNGELO, Carolina Beatriz, in A capital, 29 de Maio de 1911. Cit. por ARMADA, Fina D’ – As mulheres na Implantação da República. Lisboa: Ésquilo, 2010. ISBN 978-989-8092-83-0. p. 297-298». 


Sem comentários:

Enviar um comentário