terça-feira, 3 de junho de 2014

MULHERES EM DESTAQUE | Matilde Campilho



«Eis um livro de estreia que nos esmaga com o seu desassombro. Leitora de Whitman e dos bardos da Beat Generation, Matilde Campilho lança-se, destemida, ao poema longo e de alta rotação metafórica. De Lisboa ao Rio de Janeiro, fazendo uso de um «dialecto muito novo» (a meio caminho entre o português ‘de cá’ e o do Brasil: linguagem híbrida, dúctil, coloquialíssima), Campilho revela uma ânsia de tudo abarcar – grandes gestos, pequenos objectos, a espantosa vibração das coisas que existem sobre a terra.
Cada poema funciona como um microcosmos que se expande, sem que saibamos para onde vai ou quando explodirá nas nossas mãos. O olhar da poeta é omnívoro, logo imprevisível: tanto a comovem as oscilações do sismógrafo sentimental como a estrutura do ácido desoxirribonucleico (ADN): «Cromossomas me animam, ribossomas me espantam. A divisão celular não me deixa dormir». Tudo é susceptível de ser fixado por estes versos: um nascimento, um «rosto kodachrome», referências a poemas de Eliot e a esculturas de Chillida, invocações a santos, os «snipers das barricadas de Kiev», um imaginário nova-iorquino (verões quentes em Brooklyn e Coney Island), a bola de ouro de Cristiano Ronaldo ou as ondas de 22 metros da tempestade Hércules («e ao invés de vestir o escafandro / meu velho amor e eu / escolhemos ver a revolução aquática / a partir da bancada do bar»). Continue a ler aqui  o texto de José Mário Silva da revista ATUAL/Expresso de 23 de Maio de 2014. E do  mesmo trabalho  da edição impressa um excerto na imagem seguinte:  




E de Matilde Campilho:

«DESCRIÇÃO DA CIDADE DE LISBOA
A rapariga a pensar naquilo, a rapariga ao sol, menina a comer cachorro quente, menina a dançar na rua, rapariga do dedo no olho, do dedo na árvore. Rapariga de braços levantados, rapariga de pés baixos, rapariga a roer as unhas, rapariga a ler jornal, rapariga a beber um líquido chardonnay, rapariga no vão de escada, rapariga a levar na cara. Rapariga aflita, rapariga solta, rapariga abraçada, rapariga precisada. Rapariga a fumar charuto, rapariga a ler Forster, rapariga encostada na palmeira, rapariga a tocar piano. Rapariga sentada em Mercúrio ao lado de um leão, rapariga a ouvir discurso de Ghandi, rapariguinha do shopping. Rapariga feita de átomos e sombra. Rapariga de um ponto ao outro e medindo quarenta e dois centímetros, rapariga impávida, rapariga serena. Rapariga apaixonada por igreja quinhentista, rapariga na moto a trocar velocidades a mudar o jeito. Rapariga que oferece à visão o hábito da escuridão e depois logo se vê. Rapariga de ossos partidos, rapariga de óculos negros, rapariga de camisola em poliéster, rapariga debruçada na cadeira da frente no cinema, rapariga a querer ser Antonioni. Rapariga estável, rapariga de mentira, rapariga a tomar café em copo de plástico, rapariga orgulhosa, rapariga na proa da nau africana. A rapariga a cair no chão, rapariga de pó na cara, rapariga abstémia, rapariga evolucionista. Rapariga de rosto cortado pela faca de Alfama, rapariga a fugir de compromissos, rapariga a mandar o talhante à merda, rapariga a assobiar, rapariga meio louca. Rapariga a deslizar manteiga no pão, rapariga a coçar um cotovelo, rapariga de cabelo azul. Rapariga a brincar com um isqueiro no bolso, rapariga a brincar com um revólver nas calças, rapariga a nadar, rapariga molhada, rapariga a pedir uma chance só mais uma ao santo da cidade. Rapariga a ostentar decote no inverno, rapariga a olhar pelo canto do olho esquerdo, rapariga a ser homem, rapariga na cama. Rapariga a subir o volume, rapariga a querer ser Dylan, rapariga a cuspir no chão. A rapariga a girar a girar a girar a girar no eixo de uma saia de seda amarela. Amarela da cor de um feixe de luz apanhado numa esquina». Mas veja mais aqui.  E uma entrevista na revista online PESSOA, onde também disponível:

Poema inédito de Matilde Campilho:

JUIF ERRANT
O que fiz depois dela foi mudar
de cara de corpo e de persona
para que ela deixasse
de me reconhecer
Para que assim não existisse
a menor possibilidade
de reconhecimento
Confundimos muitas vezes
o amor com o reconhecimento
e essa foi a maior trapaça
de nós dois no mundo
Tem gente por aí que acha
que fizemos coisas piores
Assaltamos alguns bancos no sul
Fizemos péssimas imitações
de Harrison nos karaokes
Mentimos para nossas avós
sobre a verdadeira natureza
de nossas pernoites em conjunto
Lemos O’Hara em alto nos cafés
fingindo ser aquele o canto
do novo poeta português
Mas nada disso era comparável
à grande rasteira
que nos infligíamos ela e eu
todos os dias das nossas vidas
Eu sou teu amor tu és o meu
Um passando a perna ao outro
mesmo antes de descermos
para a refeição inicial, isto é,
a laranja mística do Deus
no qual acreditávamos os dois
Mudei de corpo porque perdi
uns quantos quilos
Mudei de cara porque envelheci
Tudo isso foi bastante simples
e mais ou menos natural
Até porque o desgosto é o melhor
acelerador de partículas e de tempo
que o tal Deus vitaminado engendrou
Difícil mesmo foi trocar de eu
Foram precisas umas quantas viagens
vestido de métèque e vagabundo
Quatro ou cinco visitas
ao gabinete de astrologia
Um gole no xarope amazônico
Bastantes papos com meus inimigos
Foi precisa a contagem dos tremoços
nas taças das aldeias costeiras
A reza da novena dos gêmeos de fogo
Foi preciso simular o amor
na cama de mais mulheres
do que provavelmente
meu sistema imunitário
pudesse antes suportar
Repetir i love you’s aí pelas praças
Esquecer a oração da missa das dez
e mais ainda o poema do canhoto
aquele Mother Nature’s Son
Foi assim, sempre simulando alguém
cantando, que deixei de me reconhecer
E foi por causa disso
Porque eu não me reconheço
Ela não me reconhece mais
Abdicando de meu corpo no mundo
eu abdiquei do corpo dela no mundo

Estas são as instruções para se dar cabo
de uma história daquelas semi-raras
Aquelas que se a gente não prestar atenção
se arriscam bastante a ser eternas.




Sem comentários:

Enviar um comentário