terça-feira, 22 de julho de 2014

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA | Nova avaliação por parte das forças de segurança





Com sublinhados nossos:
«O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou que as forças de segurança vão passar a dispor de uma nova ferramenta no combate à violência doméstica.
Numa visita ao Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima, na Esquadra do Bom Pastor, e ao o Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas da GNR, no Porto, acompanhado pela Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, o Ministro afirmou que a avaliação de riscos em casos de violência doméstica é difícil e sensível de se fazer, pelo que a nova Ficha de Avaliação de Risco permitirá uma apreciação «mais eficiente e exaustiva» do nível de risco de cada caso.
(...).
"Sabemos que uma queixa desvalorizada hoje pode ser mais uma mulher morta amanhã», declarou a Secretária de Estado. Teresa Morais destacou a prioridade assumida pelo Governo no combate à violência doméstica. «Porque o problema da violência não é um problema da família, é um problema de todas e todos nós quando estão em causa direitos fundamentais, como o direito à integridade física, à dignidade e à vida. Porque o problema da violência sobre as mulheres não é um problema das mulheres é um problema de toda a comunidade que afeta de forma insuportável metade da humanidade", afirmou.
A Secretária de Estado enalteceu ainda o trabalho das forças de segurança, bem como o esforço feito na formação e qualificação para uma melhor prevenção e combate a esta violência. "O investimento em formação, o aperfeiçoamento da forma como se avalia o risco de cada vítima, a pro-atividade das forças de segurança numa espécie de policiamento de proximidade junto das famílias de risco que em meios mais pequenos se sinalizam com maior facilidade é seguramente um caminho a aprofundar", referiu. (...)». Leia na integra.

Sem comentários:

Enviar um comentário