quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Gabriela Llansol e Virginia Woolf





Este post nasceu,  já lá vai um tempo, com a leitura da imagem. Desde junho que o assunto ficou «em carteira», na nossa memória. Sobre a iniciativa o post LLANSOL E VIRGINIA WOOLF que tem atualidade (nosso destaque a cor):

«(...) Falaremos do encontro entre as duas escritoras, desde os anos sessenta do século passado, quando Llansol começa a ler Woolf, leremos algumas passagens dos cadernos de Maria Gabriela Llansol sobre a inglesa, em eco com passagens de Virginia Woolf, e mostraremos algumas peças do espólio que documentam este diálogo.
 E haverá, como sempre, um caderno que documenta mais esta afinidade electiva de Llansol com as suas figuras e outros criadores, reunindo muito do que encontrámos nos cadernos manuscritos e nos dois últimos Livros de Horas.
 Esta será a última sessão da «Letra E» antes do Verão. Retomaremos em Outubro, para revelar aspectos menos conhecidos do espólio de Llansol e continuar os encontros com algumas das suas figuras.
E entretanto daremos em breve notícia das Jornadas Llansolianas de Sintra deste ano (que terão lugar em 27 e 28 de Setembro, no espaço cultural «Vila Alda», em Sintra».
Mas para já temos o Blogue do ESPAÇO Llansol que também tem conta no Facebook.
  
http://espacollansol.blogspot.pt/

E em Londres, conforme se pode ler no post do Blogue Prospero Virginia territory - «"Virginia Woolf: Art, Life and Vision", a new exhibition at the National Portrait Gallery in London, charts the life of one of the 20th century’s foremost writers through a mix of photographs such as these, portraits, archival material and artworks. The exhibition ably demonstrates how material possessions and physical appearances can offer a rich visual supplement to a well-thumbed biography. Pictures of Woolf, alongside contemporary objects and imagery—paintings that she owned or knew well, first-edition books, draft designs of pamphlets, book jackets, posters, family photographs, letters, sketches and so on—build a comprehensive portrait of a complex character, and provide a compelling reminder of her continued appeal». Continue a ler.



 Se vai a Londres, já sabe: "Virginia Woolf: Art, Life and Vision", National Portrait Gallery. E temos sempre a web. Mas voltemos ao Espaço Llansol, em Sintra, para nós, uma boa «descoberta». Veja, por exemplo, aqui, donde:


«(...)
O Espaço Llansol dedica-se a tratar, classificar e divulgar o espólio da escritora Maria Gabriela Llansol. Situa-se em Sintra, na morada mais apropriada para o bom desempenho do seu papel: naquela que foi a última casa da escritora nascida em Lisboa, a 24 de Novembro de 1931.
É João Barrento, um dos fundadores do Espaço Llansol, quem nos recebe à porta e nos introduz ao mundo de Maria Gabriela Llansol: “esta foi a última casa onde a escritora viveu. Antes habitou uma outra, em Colares, mas foi aqui que passou os seus últimos dias”.
A MARIA GABRIELA [LLANSOL] ESCREVIA EM QUALQUER SÍTIO. TINHA UMA IDEIA E PASSAVA-A LOGO PARA QUALQUER TIPO DE PAPEL
A casa é, literalmente, uma casa. Com cozinha, casa-de-banho, dois quartos e uma sala. “O nosso escritório fica onde era antigamente o quarto da Maria Gabriela”, adianta João Barrento. “Costumamos receber investigadores da obra da Maria Gabriela que trabalham aqui, nomeadamente investigando o espólio e os manuscritos”.
O Espaço Llansol é gerido pela Associação de Estudos Llansolianos e surgiu em 2008, quando João Barrento e Maria Etelvina Santos foram incubidos pela autora de «Onde Vais, Drama-Poesia?» de tratar o seu espólio. (...)». Leia na integra.

E terminemos como começámos, com Llansol e Woolf:



E UM QUARTO QUE SEJA NOSSO... Virgina Woolf na «Letra E» , de 29 de junho de 2014, no Espaço Llansol.



Sem comentários:

Enviar um comentário