sexta-feira, 28 de novembro de 2014

«25 ANOS DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA: o mundo é hoje melhor para as crianças?»




A publicação da imagem foi lançada em setembro passado, no âmbito do 25.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. No site da UNICEF Portugal pode ler-se:

«25 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança: 

O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças? 



No âmbito do 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) a 20 de Novembro, a UNICEF lançou a 26 de Setembro novos dados sobre tendências e vários artigos e coloca uma questão crucial: “O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?”

A resposta, que resulta da análise da UNICEF é inquestionável – “Sim!” Uma criança nascida em 2014 tem hoje muito maiores probabilidades de viver para além do seu quinto aniversário. As crianças têm hoje muito mais hipóteses de frequentar o ensino primário do que em 1989. O número de crianças entre os 5 e os 17 anos envolvidas em trabalho infantil baixou cerca de 1/3 desde 2000. 
Mas a análise mostra também que os progressos passaram ao lado de milhões de crianças – particularmente das mais pobres, das que pertencem a minorias étnicas, das que vivem em zonas rurais, ou das que são portadoras de deficiência. 
Milhões de crianças continuam a ser privadas de serviços essenciais que poderiam reduzir a sua vulnerabilidade a doenças e à subnutrição, proporcionar-lhes acesso a instalações de água e saneamento melhorados, e dar-lhes a oportunidade de obter uma educação de qualidade. Um número imenso de crianças continua a viver na pobreza extrema. As disparidades entre os agregados familiares de rendimento mais elevado e os de mais baixo rendimento também permanecem – as crianças das famílias mais pobres têm taxas consideravelmente mais altas de mortalidade infantil e de atrasos de crescimento do que os seus pares mais ricos. 
“Os dados sobre tendências mostram que, ao nível global, uma criança nascida hoje tem mais probabilidades de sobreviver e se desenvolver do que há 25 anos. Mas também mostram que em todos os países e regiões do mundo muitas crianças continuam a ficar para trás,” afirmou Yoka Brandt, Directora Executiva Adjunta da UNICEF, num fórum sobre crianças organizado pelo Earth Institute da Universidade de Columbia. “Para cumprir a promessa da Convenção, temos de pensar e agir de forma diferente para pôr em prática os direitos de cada criança, especialmente das mais marginalizadas e às quais é mais difícil chegar». Continue a ler.






Sem comentários:

Enviar um comentário