segunda-feira, 17 de novembro de 2014

INDIA | Mulheres morrem na sequência de esterilização

BBC News AsiaConta verificada@BBCNewsAsia11 de nov
India: Eight women dead after botched sterilisation surgery at health camp


Comecemos por referir  os Programas de esterilização em massa que existem na India. Como se pode ler no Observador:
O Governo indiano, preocupado com o rápido crescimento da sua população – que ronda os 1,3 mil milhões de pessoas, só superada pela China – oferece esterilização grátis às mulheres que querem evitar o risco e o custo de ter mais um filho, num país onde centenas de milhares vivem abaixo do limiar da pobreza. Por vezes, as mulheres recebem mesmo um pagamento único como incentivo para fazerem a cirurgia.
Os campos de esterilização são organizados pelo equivalente ao serviço nacional de saúde do país, que diz já ter mandado abrir um inquérito ao incidente. O diretor dos serviços de saúde indianos, Kamalpreet Singh, citado pelo Times of India, explicou que, como é política do Governo, os familiares mais próximos receberão uma compensação financeira pela morte das mulheres das suas famílias, sendo uma parte libertada de imediato. Foi num deste programas que  na semana passada morreram mulheres.  Das notícias mais recentes:
Mulheres indianas morrem devido a medicamentos contaminados
Já morreram 15 mulheres indianas depois de terem sido submetidas a uma cirurgia nos campos de esterilização do país. Aparentemente as mortes terão sido causadas pelo medicamento dado às mulheres depois da operação, noticia o Guardian. O antibiótico contém um composto químico usado nos venenos para ratos. Esta situação coloca em causa o programa de esterilização, mas também a falta de regulamentação do setor farmacêutico no país. Continue a ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário