segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PATRICIA ARQUETTE GANHOU O ÓSCAR PARA A MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA | Dedicou-o às mulheres e pediu igualdade salarial





Destaques nossos:
«Patricia Arquette venceu esta noite o Óscar de Melhor Actriz Secundária pelo seu papel em Boyhood, um filme rodado ao longo de 12 anos por Richard Linklater e um dos favoritos na corrida para o Óscar de Melhor Filme. A actriz, favorita também ao longo de toda a temporada de prémios, protagonizou uma das mensagens políticas da noite que já está a ser marcada pelas alusões à polémica racial que envolveu a colheita Óscar deste ano. Mas dedicou-se às mulheres.
Esta foi a primeira vitória da noite para Boyhood na cerimónia e o primeiro Óscar para a actriz norte-americana. "É a nossa vez de ter igualdade salarial", invectivou a actriz no seu discurso de agradecimento, recebendo aplausos de pé e sinais de apoio das suas colegas nomeadas, entre as quais uma fervorosa Meryl Streep (que estava nomeada para um Óscar pela 19.ª vez)» .
Numa referência à paridade na sociedade em geral, agradecendo também a "todas as mulheres que deram à luz", Arquette fez a primeira alusão da noite dos 87.ºs prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a uma das polémicas do último ano - não só as estatísticas que provam a subrepresentação das mulheres na indústria cinematográfica, mas também questões vindas a lume na esteira do escândalo da Sony que mostrou a desigualdade salarial entre actores e actrizes em Hollywood.
"Para cada mulher que deu à luz, para cada contribuinte e cidadão deste país, lutámos pela igualdade de direitos de todos os outros. É a nossa vez de ter igualdade salarial de uma vez por todas e igualdade de direitos para as mulheres nos Estados Unidos da América", disse Arquette». Mais no jornal Público.






Sem comentários:

Enviar um comentário