sexta-feira, 20 de março de 2015

ARQUITETAS E ARQUITETOS





Continuando a beneficiar das ondas provocadas pelo Dia Internacional das Mulheres de 2015: o «Arch Daily - the world's most visited architecture website» para comemorar o 8Março2015 fez um pedido à Associação Arquitetas Invisiveis. Pode ler-se:

«Para celebrar o Dia das Mulheres, pedimos ao coletivo brasileiro Arquitetas Invisíveis, com sede em Brasília, que compartilhassem connosco parte de sua pesquisa que identifica e enaltece o trabalho das mulheres na Arquitetura e Urbanismo, elas gentilmente nos cederam este material - que apresenta 48 mulheres divididas em sete categorias: pioneiras,"nas sombras", arquitetura, paisagismo, arquitetura social, urbanismo e arquitetura sustentável – que será publicado separadamente durante esta semana» -  Veja aqui.





E como estamos com a arquitetura não podíamos deixar de nos referir a Frei Otto .Faleceu na segunda-feira, dia 9 de março, aos 89 anos, um dia antes de ser publicamente anunciado como vencedor do   Prémio Pritzker.
Soube que tinha sido distinguido no início do ano. Confessou na altura:  “Nunca fiz nada para o merecer. Ganhar prémios não é o meu objetivo de vida. O que me inspirou foi desenhar edifícios para ajudar pessoas pobres, sobretudo após catástrofes e desastres naturais. Usarei o tempo que ainda me resta para continuar a fazer o que tenho feito, que é ajudar a humanidade. Mas o que posso dizer? Estou feliz”. Saiba mais, por exemplo, aqui. E assim a nossa homenagem.
Por outro lado, ao falar-se de Pritzker, e ao ver-se quem têm sido premiado - neste endereço a lista - é talvez mesmo de concluir  que as  arquitetas são invisíveis.  E a propósito, disponível na net:






Sem comentários:

Enviar um comentário