sexta-feira, 17 de abril de 2015

RECORDAMOS FERNANDA MONTEMOR | «uma actriz que honrava o seu trabalho»



Fernanda Montemor e Guida Maria na 
peça «Night Mother» encenada por
Celso Cleto em 1999

Todos os dias serão certos para se recordar FERNANDA MONTEMOR. Para isso pegamos nas palavras de Jorge de Silva Melo, aquando da morte da actriz que ocorreu  recentemente, há menos de um mês, e fixadas em  trabalho do jornal Público:
«Evocando agora a figura de Fernanda Montemor, o director dos Artistas Unidos lembra que, das primeiras vezes que foi sozinho ao teatro, no início dos anos 60, era a actriz que estava em palco, numa encenação de O Mercador de Veneza, de Shakespeare, no Trindade. "E o que guardo na memória é a cena da fuga de Jessica, a filha do Schylock: 'Numa noite como esta...', ouço a voz delicada da Fernanda Montemor a dizer, com o seu leve sotaque beirão. Foi uma voz que me acompanhou, um timbre único, redondo, delicado, com belos graves", diz Jorge Silva Melo.  
Em 2001, dirigiu-a nos seus Artistas Unidos: Ensaiávamos no 11 de Setembro – 'O que foi aquilo? Aviões em Nova Iorque! Pessoas a atirarem-se do alto dos arranha-céus!...'". Foi a produção Os Irmãos Geboers "no edifício sujo d'A Capital, uma causa que ela defendeu sempre, entusiasta e crítica".
Voltaram a trabalhar juntos em Tão Só o Fim do Mundo, "que o Seixas Santos dirigiu, encantado", continua Jorge Silva Melo. E confirma que "Fernanda Montemor era um encanto, entusiasta, divertida, disposta a experimentar, atenta ao mundo, sincera, empenhada. O seu trabalho no espectáculo do Lagarce (ao lado da sua filha Teresa Sobral – e da Joana Bárcia, do Américo Silva e do maravilhoso José Airosa ) era comovente, emanava ternura, amargura, talvez, mas acima de tudo ternura".
Jorge Silva Melo lembra ainda o trabalho de Fernanda Montemor "com João Lourenço (era irresistível na Dama do Maim's) e Mário Viegas (A Birra do Morto). "Nunca a vi falhar um papel; mas não se alçava em vedeta, era uma actriz que honrava o seu trabalho", acrescenta o encenador». Leia na integra.
E a partir do Programa do espectáculo «Night Mother», uma síntese do seu percurso profissional, à data:


Com este post queremos homenagear Fernanda Montemor, uma mulher certamente a figurar em qualquer dicionário feminino, ou equivalente, sobre ACTRIZES PORTUGUESAS.



Sem comentários:

Enviar um comentário