quinta-feira, 7 de maio de 2015

CONVENÇÃO DE ISTAMBUL | Portugal eleito para a monitorização da convenção | PARA O GREVIO



A notícia, chegou-nos via CIG, mas pode ser lida no site do Conselho da Europa: «O Comité das Partes à Convenção de Istambul realizou a sua primeira reunião no dia 4 de maio 2015, em Estrasburgo. Nesta reunião, o Comité adotou as regras de procedimento, elegeu o/a Presidente e Vice-Presidente e procedeu à eleição dos primeiros membros do GREVIO.
O objetivo do GREVIO será monitorizar a implementação da Convenção de Istambul, pelos seus Estados parte. Elaborará os relatórios de avaliação sobre as medidas legislativas e políticas adotadas pelas partes para implementar as disposições da Convenção. 
Membros do GREVIO têm um mandato de 4 anos como peritas/os independentes».

Lista de membros d0 GREVIO:
Feride Acar  - Turquia
Biljana Brankovic  - Sérvia 
Francoise Brié - França
Gemma GallegoEspanha
SimonaLanzoni - Itália
RosaLogar - Áustria
Iris  Luarasi - Albânia
 Marceline Naudi - Malta 
Vesna Ratkovic - Montenegro

Para alem de se assinalar a eleição de Portugal como membro do GREVIO, uma boa ocasião para se lembrar a Convenção, conhecida como Convenção de Istambul, nomeadamente as suas finalidades, o que registamos na imagem inicial. 
E terminemos com o discurso de abertura do encontro que pode ser lido aqui, donde: 



«(...)
The international community and various actors at national level, including non-governmental organisations, are placing high hopes in the Convention’s monitoring mechanism and are eagerly awaiting it to become operational.
I hope that you find your place and role swiftly, developing synergies with other bodies and entities, and driving forward the ambitions of our Treaty.
We have our Convention.
We have our compass.
Now we need to deliver.
I thank you in advance for everything you will do».


Sem comentários:

Enviar um comentário