quinta-feira, 9 de julho de 2015

OLÁ CRIANÇAS ! OLÁ JOVENS ! TALVEZ LHES INTERESSE (56) | «Diário da Grande Guerra» | NA WEB | SÍTIO DA BIBLIOTECA NACIONAL




No âmbito  do projeto  A GRANDE GUERRA,  a BNP lançou o sítio na web Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses, «no qual, através de uma cronologia atualizada mensalmente, podemos encontrar primeiras páginas dos jornais diários de há 100 anos, postais e cartazes da época, testemunhos de um conjunto de portugueses que viveram de perto o desenrolar dos acontecimentos ao longo de 1914-1918..., enfim, aquela que foi a visão portuguesa de um conflito que determinou uma viragem no mundo». De lá, por exemplo:




E sobre «QUIM E MANECAS», recorrendo à wikipedia: «Quim e Manecas é considerada a primeira banda desenhada portuguesa. Teve como autor o desenhador e caricaturista Stuart Carvalhais, sendo publicada pela primeira vez em 1915, no suplemento humorístico do jornal O Século. As histórias de Quim e Manecas serão publicadas até 1953Quim e Manecas são uma dupla endiabrada de rapazes cujas ações têm sempre consequências imprevistas. Originalmente de cariz infantil, evoluiu para o tratamento de questões sociais e políticas da primeira metade do século XX».


Sem comentários:

Enviar um comentário