segunda-feira, 20 de julho de 2015

PRÉMIO CALOUSTE GULBENKIAN 2015 | Denis Mukwege | TEM DEDICADO A SUA VIDA A ASSISTIR MULHERES VITIMAS DE VIOLAÇÃO



No valor de 250 mil euros, o 
Prémio  Calouste Gulbenkian 2015 é entregue  hoje, dia 20 julho, segunda-feira, às 19h, no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação,  seguindo-se um concerto pela Orquestra Gulbenkian.

«Presidido por Jorge Sampaio, o júri do Prémio Calouste Gulbenkian  distinguiu este ano a extraordinária ação humanitária desenvolvida pelo médico ginecologista, Denis Mukwege, na República Democrática do Congo, um país onde a violação e a mutilação sexual são utilizadas como arma de guerra.
 Nascido em 1955,  Mukwege especializou-se no tratamento de mulheres violentadas pelas milícias armadas do seu país, sobretudo durante a guerra civil (1998-2003). O hospital que fundou em 1999, em Bukavu - The Panzi Hospital - tornou-se uma referência mundial na reparação e tratamento das lesões provocadas por este género de agressão, tendo, desde então, prestado apoio clínico, psicológico, social e jurídico a dezenas de milhares de mulheres.
 Apesar de a guerra civil na República Democrática do Congo ter terminado em 2003, vários grupos armados lutam pelo controlo dos riquíssimos recursos naturais do país, criando um clima de guerra e de instabilidade, em que as mulheres se tornaram as principais vítimas. As violações são um instrumento de domínio através do terror e dão-se sistematicamente nas aldeias, com toda a comunidade a assistir. Normalmente, os agressores não ficam por aí, torturando e mutilando gravemente as mulheres. Muitas são queimadas com substância químicas ou alvejadas a tiro nos órgãos genitais. Esta estratégia, usada pelas milícias armadas,  com consequências devastadoras para as mulheres e para toda a comunidade, leva as pessoas a abandonar as aldeias, os seus campos e os seus bens». Leia na integra.
.

.  .

Posts anteriores no Em Cada Rosto Igualdade sobre o Premiado:

Prémio Sakharov Denis Mukwege: "Os corpos das mulheres tornaram-se num verdadeiro campo de batalha "

PRÉMIO SAKHAROV | Denis Mukungere Mukwege | «deste congolês de 59 anos, é imperioso falar-se dos direitos negados às mulheres, meninas e bebés que ele continua a assistir e a salvar»




Sem comentários:

Enviar um comentário