sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CONFERÊNCIA | «Chimpanzés, Humanos e Natureza: O Legado de Claudia Sousa» | HOJE NO MUSEU DE ETNOLOGIA | LISBOA



Hoje, dia  9 de outubro, no Museu Nacional de Etnologia, está a decorrer o colóquio internacional "Chimpanzés, Humanos e Natureza. O Legado de Cláudia Sousa" em homenagem a Cláudia Sousa. Segundo os organizadores, o objetivo deste tributo é partilhar e perpetuar o seu legado em antropologia biológica, especificamente em primatologia, em Portugal e a nível internacional. Juntando-nos à iniciativa, recordemos  também Claudia Sousa, indo, por exemplo, a este trabalho do jornal Público, aquando da sua morte, em 2014, onde se pode ler:
«(...)
Cláudia Sousa doutorou-se em 2003 na Universidade de Quioto, sob orientação de Tetsuro Matsuzawa, uma autoridade mundial em primatologia. A sua tese de doutoramento versava sobre a capacidade cognitiva de os chimpanzés acumularem capital ou, por outras palavras, de fazerem um mealheiro. Para tal, em experiências no Instituto de Investigação de Primatas da Universidade de Quioto, a investigadora deu aos chimpanzés tokens (objectos que têm um valor simbólico) para pedirem frutas em troca – e que eles guardavam e só trocavam por alimentos quando queriam.
Na sua tese de doutoramento Cláudia Sousa mostrou que o sistema dos tokensconstituía uma nova metodologia para avaliar as capacidades cognitivas dos chimpanzés. Em particular, observou “a emergência de um comportamento único – ‘economizar’”, lê-se no resumo da tese. Ou seja, compreendem e têm noção do valor simbólico de certos objectos. (...)». Leia na integra.
 E saiba mais sobre Claudia Sousa: neste endereço.

Sem comentários:

Enviar um comentário