sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2015 | Svetlana Alexievich | 14.ª MULHER A RECEBER ESTE NOBEL EM 114 ANOS




O mais importante prémio literário foi atribuído à jornalista e escritora bielorussa Svetlana Alexievich -    "pela sua escrita polifónica, monumento ao sofrimento e à coragem na nossa época". Veja aqui todos os premiados com o Nobel da Literatura. 
Uma das obras da laureada deste ano:


Sinopse
«Volvidas mais de duas décadas sobre a desagregação da URSS, que permitiu aos russos descobrir o mundo e ao mundo descobrir os russos, e após um breve período de enamoramento, o final feliz tão aguardado pela história mundial tem vindo a ser sucessivamente adiado. O mundo parece voltar ao tempo da Guerra Fria.
Enquanto no Ocidente ainda se recorda a era Gorbatchov com alguma simpatia, na Rússia há quem procure esquecer esse período e o designe por a Catástrofe Russa. E, desde então, emergiu uma nova geração de russos, que anseia pela grandiosidade de outrora, ao mesmo tempo que exalta Estaline como um grande homem.
Com uma acuidade e uma atenção únicas, Svetlana Aleksievitch reinventa neste magnífico requiem uma forma polifónica singular, dando voz a centenas de testemunhas, os humilhados e ofendidos, os desiludidos, o homem e a mulher pós-soviéticos, para assim manter viva a memória da tragédia da URSS e narrar a pequena história que está por trás de uma grande utopia». +.

Sem comentários:

Enviar um comentário