quinta-feira, 12 de novembro de 2015

OS DIREITOS LGBT | «todas as pessoas têm igual valor»






O presidente dos Estados Unidos foi eleito “aliado do ano” da comunidade LGBT pela revista Out


A legalização do casamento gay em todos os estados norte-americanos é “um grande passo para a igualdade” e uma “vitória para a América”, afirmou Barack Obama, em Junho, reforçando o seu apoio à comunidade LGBT. Na edição de Dezembro da Out Magazine, que marca também o número 100, o presidente está na capa. É a primeira vez que um presidente em funções é fotografado para uma revista dirigida, maioritariamente, a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero.
“Aliado, herói, ícone”, apresenta a publicação. Em entrevista à Out, Obama aprofundou a sua posição acerca dos direitos da comunidade LGBT, tanto antes de chegar à Casa Branca como durante a sua administração, e falou sobre o que já foi conquistado e o que o levou a lutar pela igualdade. “A minha mãe incutiu em mim a forte crença de que todas as pessoas têm igual valor”, relembrou o presidente, relembrando as dificuldades que enfrentou por ser negro e ter “um nome estranho”.

“Uma das razões que me levou a envolver-me na política foi querer ajudar a cumprir a promessa de que somos todos criados de igual forma e ninguém deve ser excluído do sonho americano”, continuou Obama, agradecendo também ao professor universitário Lawrence Goldyn, o primeiro gay que conheceu e que o influenciou directamente neste tema. “Ele saiu do seu espectro de acção para aconselhar estudantes lésbicas, gays e transgénero. E tenham em atenção que isto foi em 1978.”  Continue a ler no jornal Público. E veja na revista OUT.


Sem comentários:

Enviar um comentário