quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

3 DEZEMBRO | «Dia Internacional das Pessoas com Deficiência»


Sobre este Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, por exemplo,  no Portal  da Saúde:
«No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, efeméride que tem por objetivo sensibilizar a população mundial para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva e para todos.
Em Portugal, o Instituto Nacional para a Reabilitação, entidade responsável pelas  comemorações  nacionais da data, promove,  no  dia 3 de dezembro, quinta-feira, um evento sob o tema adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) "A inclusão importa: acesso e capacitação para todos" (Inclusion matters: access and empowerment for people of all habilities)
O tema da iniciativa, a decorrer no auditório 2 da Fundação Calouste de Gulbenkian, em Lisboa, visa chamar a atenção para os direitos das pessoas com deficiência, no âmbito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
De acordo com informação disponibilizada ONU, cerca de 15 por cento da população mundial vive com algum tipo de deficiência. 
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992, e coincide com o dia em que foi adotado o Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia-Geral da ONU, em 1982».
E de site das Nações Unidas:




Ainda, a propósito deste dia, em 2015, a Crónica «Sinais» de hoje -  O PODER DOS SONHOS  - do jornalista Fernando Alves na TSF - Neste endereço.


Sem comentários:

Enviar um comentário