terça-feira, 15 de março de 2016

AINDA O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES 2016 | «A Longa Batalha das Mulheres Pintoras»




No dia internacional das mulheres, a RTP2 exibiu um documentário sobre o reconhecimento das mulheres pintoras entre o século XVI e o século XX. No domingo passado voltou a fazer parte da programação. Se novamente vier a ser exibido, a  não perder. Existe em DVD.
Da apresentação do programa (destaque nosso):
«Quando se fala de pintores, facilmente se podem citar nomes como Da Vinci, Turner, Monet, Cézanne, todos homens. E os nomes de Artemisia Gentileschi ou de Rosa Bonheur, dizem-lhe alguma coisa?
Independentemente das suas qualidades, as mulheres pintoras foram por muito tempo ignoradas pelos historiadores de arte, permanecendo desconhecidas junto do grande público.
Artemisia Gentileschi foi suficientemente forte para enfrentar os mais variados obstáculos e ser reconhecida pelos seus pares masculinos.
O talento de Angelika Kauffmann permitiu-lhe ser a primeira mulher admitida no Royal Court de Londres e, mais tarde, ser uma das fundadoras da Royal Academy of Arts. Por seu lado, Suzanne Valadon teve a audácia de desafiar a imagem do corpo feminino nas belas-artes.
Através de arquivos e entrevistas a especialistas o documentário "A Longa Batalha das Mulheres Pintoras" (Women Painters, Four Centuries Of Struggle), realizado em 2014 por Manuelle Blanc, revê a história destas artistas do século XVI ao século XX».
Outras obras das pintoras referidas no documentário neste endereço.




As artistas citadas no documentário

Sofonisba Anguissola
 Artémisia Gentileschi
 Rosalba Carriera 
Angelika Kauffmann
 Adélaïde Labille-Guiard 
Elisabeth Vigée-Lebrun 
Marie-Guillemine Benoist 
Rosa Bonheur 
Berthe Morisot 
Suzanne Valadon

.
.   .

Sem comentários:

Enviar um comentário