terça-feira, 26 de abril de 2016

FILME | «A Lei do Mercado» | VAI ESTREAR EM PORTUGAL NO PRÓXIMO DIA 28 DE ABRIL



(...)
«Os campos de batalha das sociedades ocidentais contemporâneas são financeiros. O dinheiro regula, os economistas decidem, a bolsa aprova, os bancos impõem e o cidadão sofre as consequências. Sobretudo quanto tem mais de 50 anos, não acabou de pagar a sua casa e tem uma poupança em queda. Thierry foi despedido da empresa onde trabalhava após vários anos, para que os acionistas realizassem uma operação financeira», assinala a Signis na crítica feita ao filme, em maio de 2015.
Para Magali Van Reeth, que assina o texto, “A lei do mercado” «é uma denúncia violenta de um percurso esgotante e humilhante para reencontrar um emprego, mas sobretudo para salvar a sua dignidade, a sua autoestima quando a violência social e económica é tão poderosa. Como permanecer bom quando se tem medo de perder a sua casa e quando, como se não bastasse, o velho automóvel se avaria? Como permanecer digno quando o patrão manda vigiar os seus colegas, em nome da rentabilidade?». (...). Leia mais no site da Pastoral da Cultura.





«No Festival de Cannes de 2015, o filme recebeu uma menção honrosa atribuída pelo Júri Ecuménico e Vincent Lindon ganhou o prémio para melhor ator. Na Argentina, no Festival do Mar del Plata, o júri Signis também o premiou».


Sem comentários:

Enviar um comentário