quinta-feira, 23 de junho de 2016

CONFERÊNCIA DE MARIA TERESA HORTA NO COLÓQUIO «MARGINALIDADES FEMININAS NO MUNDO LUSÓFONO» | «Cintilações – E no entanto elas movem-se»



Veja aqui

Desde logo, sobre o colóquio realizado podemos saber mais no seu site: aqui. Depois (destaques nossos):
«Cintilações – E no entanto elas movem-se» foi o título da conferência com que Maria Teresa Horta encerrou ontem, dia 17, na Faculdade de Letras de Lisboa, o III Colóquio Internacional “Marginalidades Femininas no Mundo Lusófono”, que decorreu desde o passado dia 15 na capital portuguesa. O evento, aberto pela profª. Constância Lima Duarte, da Universidade Federal de Minas Gerais, partiu da iniciativa de uma comissão organizadora encabeçada pelos catedráticos Vanda Anastácio (Fac. Letras Lisboa) e Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica, Braga) e composta (tal como a comissão científica) por numerosos professores universitários brasileiros e docentes em universidades francesas e norte-americanas. 
As «Cintilações» reflectiram o percurso histórico de vozes femininas em luta contra a discrimação, «a recusarem as penumbras onde haviam sido trancadas, agrilhoadas à desgraça». Vozes que se ouvem desde Safo, Hipátia de Alexandria, Hildegarda de Bingen, Públia Hortência, Hadewich d’Anvers, Teresa de Ávila, e mais tarde em Mary Wolstonecraft («é preciso não só escutar as vozes das mulheres, mas também as vozes que eles ouvem», in “A Reivindicação dos Direitos das Mulheres”), Sylvia Plath e Virginia Woolf, que «deixou escrito ao marido, antes de se suicidar: «voltei a ouvir as vozes…» .Leia mais. 


Sem comentários:

Enviar um comentário