quinta-feira, 28 de julho de 2016

«mais uma barreira ultrapassada, neste caso para as mulheres»


Montagem a partir daqui




Alguns excertos do artigo a que se refere a imagem (os destaques são nossos):

«E ao segundo dia tudo correu de acordo com o guião, que o mesmo é dizer tudo correu sobre rodas, que o mesmo é dizer tudo correu na perfeição. Depois de um primeiro dia atribulado, a convenção democrática encontrou na terça-feira o tom que pretendia para consagrar Hillary Clinton como a primeira mulher candidata a presidente dos Estados Unidos.
Um acontecimento histórico que fica a marcar o Partido Democrático e ficará a marcar o país se ela vencer em Novembro. Depois de ter colocado na Casa Branca o primeiro presidente negro, poderá agora eleger a primeira mulher para o cargo mais poderoso do mundo».

«(...)o trabalho na Casa Branca como primeira-dama a lutar pela aprovação de um sistema de saúde, a batalha pelos direitos das mulheres e das crianças, o empenho como senadora de Nova Iorque no pós 11 de Setembro, a política externa enquanto secretária de Estado, nomeadamente na paz em Gaza, nas questões climáticas e nos direitos das mulheres na China e noutras partes do mundo».

«A apoteose provocada pelo talento oratório de Bill Clinton teve sequência numa pequena apresentação de Meryl Streep, que, num vestido com as cores da bandeira americana, sublinhou o carácter histórico da nomeação de Hillary, na linha de inúmeras mulheres pioneiras em vários domínios cujos nomes citou».

«Mas o momento mais emotivo da noite foi talvez a vinda ao palco de um grupo de mães que perderam os filhos vitimados por violência policial ou por gangs ligados ao tráfico de droga. Todas negras, estas mulheres contaram da sua dor imensa com grande dignidade, sem exprimir qualquer ódio ou culpabilizar alguém em particular. Uma delas disse mesmo que “a esmagadora maioria dos agentes policiais são boas pessoas e desempenham bem o seu ofício”, mas não é obviamente um acaso todos os casos serem de jovens negros que perderam a vida.
No pavilhão explodiu a palavra-de-ordem “Black lives matter” (as vidas dos negros contam) que tem dado voz aos protestos contra a violência policial, enquanto as mães no palco reclamavam mais justiça e elogiavam Hillary Clinton por ter sido a única responsável política que as tinha escutado e se tinha preocupado com a situação delas. A única que tem um plano para pôr a polícia a interagir com as comunidades que serve, para reformar o sistema judicial e para controlar o porte de armas. Na plateia havia lágrimas nos olhos de alguns delegados».





Tirada daqui

 JULY 26, 2016 | 08:29PM PT


Sem comentários:

Enviar um comentário