sexta-feira, 16 de junho de 2017

«IGUALDADE | É possível? E é desejável ?»







De um dos artigos - Os “naturais” salários inferiores das mulheres

«Eram amigos, Sofia e o colega. Entraram os dois na empresa com 25 anos, no mesmo dia 1 de Abril, jovens farmacêuticos, para ocupar cargos iguais de chefia intermédia na área do planeamento na mesma empresa farmacêutica. Porque eram amigos tinham à-vontade para, aos almoços, falarem de dinheiro – sabiam que tinham entrado a ganhar os mesmos 1500 euros.
Só que os almoços começaram a tornar-se desconfortáveis. “Então e o aumento?” ou “e o teu prémio?” O colega homem perguntava-lhe com a naturalidade de quem partia do pressuposto de que faria sentido receberem os dois os mesmos aumentos intercalares associados aos resultados da empresa, os mesmos bónus de produtividade. O mal-estar foi tal que deixaram de ir almoçar, na verdade, deixaram de ser amigos.
Houve um dia em que alguém afixou, em sítio visível, a lista dos funcionários e respectivos salários, como é de lei, mas pouco acontece. A revelação foi acidental, ao fim do dia já tinha sido retirada da parede. “Deve ter sido um novato dos Recursos Humanos”,justifica Sofia, 36 anos, que prefere contar a história sem usar o seu nome verdadeiro. “Durante 24 horas comparámos.” (...). Continue a ler.







Sem comentários:

Enviar um comentário