sexta-feira, 16 de março de 2018

Emília Lima


O colega Paulo Carretas perguntou-nos se sabíamos da  morte de Emília Lima que tinha acontecido há já uns dias. E foi assim que tomámos conhecimento da triste notícia. Nada encontrámos na comunicação social, mas procurámos nas redes sociais e lá estava: nas contas do facebook do Teatro Nacional D. Maria II e da Dramax. Para muita gente da que vai ao Teatro, Emília Lima é/era  conhecida - não passava «incógnita» pelo que se via em palco -, sinónimo de coisa bem feita. Para quem a desconhece, peguemos nas palavras de Celso Cleto que com ela trabalhou no TNDMII e depois na Dramax: 
«Foi com grande dor que a Dramax perdeu uma das suas maiores amigas. A Senhora Mestra Emília Lima. Uma das mestras mais importantes que o Teatro Português teve.
Foi a mestra de figurinos de centenas de peças de Teatro.
Fez da sua profissão a sua vida. Foi mestra de vários de Teatros de Revista, foi mestra das mais respeitáveis companhias de Teatro Independentes e Comercias. 
Foi a responsável máxima durante mais de 30 anos do Teatro Nacional de todo o seu guarda roupa. Fez connosco vários espectáculos, entre eles este, que está na foto, UMA CASA PERTO DA PRAIA. Mila, Estamos tristes, estamos todos muito tristes... Resta-nos na nossa a vida a tua saudade, a tua amizade, o teu apoio em momentos difíceis.... e o teu grande profissionalismo como exemplo. Até Sempre. Celso Cleto». 
 Das «respeitáveis companhias», faça-se uma incursão no site da Cornucópia e vejam-se as peças para as quais  Emília Lima trabalhou! Uma das muitas:




E desta forma a nossa homenagem a Emília Lima que tivemos o privilégio de conhecer, como espectadora e em situação de trabalho. Uma das melhoras na sua profissão que merece não ser esquecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário